quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projeto Jovens Protagonistas






O projeto “Jovens Protagonistas para Formação de Lideranças Comunitárias”, de autoria da analista ambiental do ICMBio, Tatiana Souza, envolve moradores e usuários da Resex do Baixo Juruá, Resex do Rio Jutaí e Flona de Tefé. O órgão executor é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e visa promover a gestão participativa das Unidades de Conservação (UC) através do protagonismo das comunidades tradicionais que residem nesses locais.
A metodologia empregada é a do Programa Verde Perto de Educação Ambiental, que se sustenta no tripé: Transdisciplinaridade, Protagonismo Juvenil e Educação Lúdica. O projeto foi construído de forma participativa, através de reuniões entre a equipe executora e as comunidades realizadas de janeiro a maio deste ano. O projeto acontece em cinco módulos e vai até dezembro. Palestras, apresentações culturais, oficinas artísticas, trabalhos em grupo e esporte dão a tônica dos módulos que vem alcançando importantes resultados nas UC’s onde é aplicado. Através dos encontros são fortalecidas as lideranças locais e identificadas novas lideranças comunitárias que atuam na proteção das reservas de suas respectivas comunidades.
Forte das Graças
Este terceiro módulo do projeto “Jovens Protagonistas” aconteceu na comunidade de Forte das Graças, na Resex do Baixo Juruá. O encontro foi de 8 a 12 de outubro e contou com jovens vindos das seguintes comunidades: Antonina, Botafogo e Cumaru. Com cerca de 300 moradores a população da comunidade é composta de descendentes de seringueiros que povoaram a região a partir da década de 50 do século passado.
A comunidade conta com duas escolas municipais, um centro comunitário e dois templos religiosos: Assembleia de Deus e igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
O presidente da Associação Comunitária de Forte das Graças é Raimundo Ricardo de Souza, conhecido como “Campeão”.




“Eu gostaria que as pessoas da comunidade e da cidade jogassem todos os lixos no lixo para não jogar lixo no rio nem no meio da rua. Queria que o rio e outros lugares fossem todos limpos para nos proteger da dengue. Por isso temos que jogar o lixo no lixo e sempre manter o vazo de lixo fechado”.

Andréia, (comunidade Forte das Graças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário