quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Anjo seringueiro no coração da floresta





Durante muito tempo as florestas habitaram os arredores das águas. Quase tudo era floresta. Hoje a maioria das florestas habitam os arredores das cidades e áreas isoladas, em continentes extremos. Vistas à distância, as florstas exalam duas versões contraditórias: fascínio e medo.
Altas árvores, adjuntos caules, espessas e rijas, cipozal exposto em recantos secretos. Onde domésticos não entram com facilidade. Enraizado na urbe, o horizonte que se abre é denso. Entrar de costas na floresta, respeitar suas lendas e admirar seus espíritos. Que saem à noite e deixam rastros.
Os desertos representam a transpiração seca do Globo e o cerrado garante as variantes do campo. O cerrado é a varanda em andamento: lenços de despedida. Árvores pequenas e a fauna visualizada no vegetalismo tacanho.
O céu espera penetrar na floresta, o azimute também. Sendo secretos e distantes, os espíritos da floresta tornam-se casualmente insignificantes. Tendo os corações transparentes, vez por outra abrem as portas da percepção para que anjos seringueiros possam peregrinar no anteplanos distribuindo corações de látex.
Osmir Camilo, Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário