quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Programa Verde Perto




PROGRAMA VERDE PERTO

Verde Perto é o nome de um programa de educação ambiental pautado na interdisciplinaridade e no protagonismo das ações. Surgiu em 2007 em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais. O professor e biólogo Leonardo Silveira Rodrigues, trabalhando na rede particular de ensino pediu aos seus alunos sugestões de como deveriam ser as aulas de biologia. Entre as inúmeras respostas vieram salutares sugestões como inclusão de atividades lúdicas, oficinas de fotografia, saídas de campo etc.
Ao ter aquele “arsenal” de ideias em mãos e em conversas com o psicólogo José Odilon Rodrigues Pereira este lhe disse: “Você tem um projeto nas mãos”.
Eis o embrião do que veio a ser o Programa Verde Perto. Nasceu modesto e tornou-se um programa de educação ambiental amplamente aplicável e que já foi replicado quatro vezes, em dois estados diferentes para públicos e faixas etárias bem diversificadas.
Voltemos no tempo:
Momento 1
Agosto de 2007, município de Conselheiro Lafaiete.  O Verde Perto mobilizou alunos das redes pública e privada em torno de ações ambientais. Além de palestras, oficinas (artes plásticas, publicidade, poesia e música) o projeto culminou com o lançamento do livro “De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete”, do museólogo Antônio Perdigão (Lesma Editores, esgotado). Entre os palestrantes destaque para a palestra inaugural realizada por um dos mentores da proposta, José Odilon Rodrigues Pereira e a palestra de encerramento com o ambientalista Apolo Heringer Lisboa, liderança reconhecida nacionalmente e ligado ao projeto Manuelzão. Este encerramento foi no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queiroz, onde os alunos apresentaram seus resultados: protagonismo juvenil e efervescência socioambiental.
Em seu escopo teórico o Programa Verde Perto baseia-se no tripé:  Transdisciplinaridade, Protagonismo Juvenil e Educação Lúdica com referência nas obras de Howard Gardner e do professor Celso Antunes.
Momento 2
Museu da Amazônia (Musa). Cidade: Manaus/AM. Através de contatos com Rita Mesquita e com o apoio científico de Enio Candotti, o Programa Verde Perto foi realizado novamente, agora em caráter interestadual, na capital do estado do Amazonas e tendo como público-alvo jovens da periferia de Manaus. Baseado no mesmo sistema, porém como um programa interdisciplinar regular e hoje faz parte da Agenda do Musa (Museu da Amazônia).
Neste momento o programa gerou os seguintes produtos: esculturas, colagens, desenhos, poemas, contos, histórias, vídeos, fotografias, peças teatrais e textos de divulgação científica. A experiência constata a aplicabilidade da metodologia Verde Perto em qualquer realidade socioambiental e cultural.
Momento 3
Novamente em Conselheiro Lafaiete a metodologia Verde Perto é replicada. Desta vez para um público bastante específico: alunos especiais da Apae de Lafaiete. O projeto “Do lixo ao luxo”, idealizado pela geógrafa e funcionária da Apae/Lafaiete, Selma da Silveira, está acontecendo desde abril e utiliza da metodologia Verde Perto e tem conseguido ótimos resultados junto aos alunos da Apae. O projeto alia diferentes práticas pedagógicas como palestras, aulas teóricas, saídas de campo e oficinas artísticas para despertam em seu público alvo a consciência ambiental e desenvolver senso crítico em relação ao  mundo consumista em que vivemos.
Momento atual
De novo no estado do Amazonas o Verde Perto agora serve de suporte teórico e foi adaptado para o projeto “Jovens Protagonistas para Formação de Lideranças”, de autoria da analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Tatiana Souza. O projeto é realizado nas comunidades das reservas extrativistas do Baixo Juruá, Rio Jutaí e Flona (Floresta Nacional), de Tefé. Leonardo Rodrigues também participa como representante da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e da Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA).
Verde Perto no Pará
A ambientalista Selma Silveira, representando a Apae de Lafaiete e a ong LESMA, estará  fazendo a defesa oral do seu projeto “Do luxo ao lixo”, variante do Programa Verde Perto, durante o 24º Congresso Nacional da Apae, em Belém do Pará durante os dias 6 a 9 de novembro.
Estas variantes e capacidades de adaptação fazem do Programa Verde Perto
Agradecimentos
Unipac Lafaiete, professor Antônio Severino (na época secretário de Educação e que deu todo apoio logístico ao Verde Perto), Dimas Marioza, Selma, José Odilon, Wagner, Marquinho, Marcos Bittencourt,  Osmir, Patrícia,  Leonardo Fernandes, Márcio Zaum, Wilson, Sô Campeão, Ana, Isaura, Dinda, João (Juruá), Gracimar, Frencildo, Antônio Carlos, Rislene e demais amigos.

O Programa Verde Perto, em sua quarta edição, está sendo realizado com o apoio incondicional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O projeto Jovens Protagonistas, de autoria da agente ambiental Tatiana Souza, natural de Conselheiro Lafaiete (MG). O projeto recebeu vários apoios e está vinculado à formação de lideranças nas Unidades de Conservação (UC’s), do Baixo Juruá, Rio Jutaí e Flona de Tefé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário