segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Educação ambiental: LESMA na Amazônia

Educação ambiental: 
LESMA na Amazônia

Créditos: ICMBio

Em sua segunda viagem de trabalho à Amazônia, o grupo Lesma participou do projeto Jovens Como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário, realizado em unidade de conservação do tipo Reserva Extrativista (Resex) no estado do Amazonas. Nos dias 4 e 5 de novembro o terceiro módulo do projeto foi rea-lizado na Resex do Rio Jutaí, na comunidade de Marauá. Estiveram presentes lideranças e jovens vindos de diversas comunidades. A saber: São Francisco do Cazuza, Vila Efrain, Monte Tabor, Bate Bico, Cariru, Seringueiro, Pururé, Novo Cruzeiro, Piranha, São João do Acurau e Bordalé.
As atividades envolve-ram palestras, trabalhos em grupo, depoimentos e oficina de poesia com a temática ambiental. Os poetas Osmir Camilo, Patrícia Fonseca e Wagner Vieira, do grupo Lesma coordenaram construção de poemas e apresentações de recitais juntamente com a comunidade enfocando a realidade local, que é intimamente ligada à natureza, sobretudo por ser fonte de sustento e arquétipo cultural do amazonense.
O projeto é executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e este módulo foi coordenado por Tatiana Souza, Rachel Acosta (ICMBio) e Leonardo Rodrigues (Universidade Estadual do Amazonas – UEA). A metodologia de aplicação é a do Programa Verde Perto gravitando pelas interfaces: Protagonismo Juvenil, Interdisciplinaridade e Educação Lúdica.
Lesma na UEA
Na cidade de Tefé, o grupo Lesma realizou duas apresentações no dia 9. O público alvo foram alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Na oportunidade os poetas autografaram seus livros e estabeleceram intercâmbio cultural com a instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário