domingo, 20 de março de 2011

LESMA prepara Abril Poético 2011




Com o tema “Caminho das Pedras: Sabão, Minério e Ouro”, evento acontece em 9 cidades e comemora os 300 de Ouro Preto, Mariana e Sabará

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) já prepara a 6ª edição do “Abril Poético”. A programação, que contempla 9 cidades, está prevista para acontecer de 23 de abril a 1º de maio. Lançamentos, recitais, oficinas, exposições e diversas apresentações movimentam a semana de 9 dias com envolvimento de poetas, músicos, atores, público escolar, artistas plásticos etc. Em Lafaiete estão previstos eventos em escolas, no presídio, Apae com programação diversa e envolvente.
Esse ano o Abril recebe nomes de peso da música e da poesia vindos de Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. O poeta Aroldo Pereira, de Montes Claros, vem lançar seu livro “Parangolivro”, obra que foi premiada inclusive em Portugal. Aroldo é curador do Psiu Poético, Salão de Poesia que acontece em Montes Claros e está na 25ª edição. Da cidade de Guanambi, na Bahia, marca presença novamente o ator Deomídio Macedo com o seu personagem “Velho Baltazar: 90 anos”. Já de Santa Catarina vem a dupla Marcoliva e Tatiana Cobbett com um trabalho envolvendo música e poesia. Autores lafaietenses também vão lançar suas obras durante todo o Abril.
No aspecto histórico-cultural o Abril irá prestar uma homenagem às cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará cuja instalação das respectivas villas está completando 300 anos em 2011. Para marcar a data será entregue a comenda Abril Poético 2011 para as cidades que comemoram o “Ano Jubilar do Tricentenário”. O Instituto Estrada Real (IER) também confirmou presença às solenidades.

Abril em nosso peito
O Abril Poético é uma celebração cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura, por meio da linguagem poética e suas diversificadas manifestações. O movimento iniciou-se em cidades nas regiões do Alto Paraopeba e no Vale do Piranga (Região Central de Minas Gerais), ponto estratégico do Circuito da Estrada Real, pois trata-se de uma região de confluência entre o Caminho Velho e o Caminho Novo. O Abril Poético é elaborado, organizado e realizado pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) em parceria com órgãos públicos e privados, entidades socioculturais, patrocinadores e comunidades.
Atualmente o Abril Poético acontece em nove cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Catas Altas da Noruega, Piranga, Ouro Preto e Itabirito. O evento está alicerçado no tripé: Cultura/Memória/Ecologia e acontece em três momentos.
Tendo os poetas da Inconfidência como inspiração literária e geográfica, o Abril Poético dialoga com outros eventos e manifestações literárias, como o “Psiu Poético” (Montes Claros/MG), “Belô Poético” (Belo Horizonte/MG), “Maratona Cultural” (Divinópolis/MG), “Terças Poéticas” (Belo Horizonte/MG), “Cultura de 5ª” (São João Del Rei/MG), “Travessia dos Sentidos” (Brumadinho/MG), “Campoesia” (Campo Largo/PR) e a “Cooperifa” (São Paulo/SP), transitando entre  a cultura arte popular e a acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário