Abril Poético Universitário

Abril Poético Universitário

No dia 17 de julho, domingo, foi realizada a primeira reunião para discutir o projeto Abril Poético Circuito Universitário. O evento, proposto pela LESMA (Liga Ecológica Santa Matilde) em parceria com universidades,  aconteceu em Conselheiro Lafaiete nas dependências do Centro de Ensino Superior (CES), no bairro Carijós. Participaram representantes de várias instituições de ensino superior de Minas Gerais: Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Aberta do Brasil, Polo Lafaiete, Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-Lafaiete), Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete e Fasar. Os artistas catarinenses Marcoliva e Tatiana Cobbett  também participaram da reunião. Eles  são de Florianópolis e possui um trabalho poético-musical bastante expressivo e já são parceiros do Abril Poético Circuito das Cidades. Alunos de vários cursos participaram da proposta que visa criar uma série de eventos do Abril Poético no âmbito acadêmico, proporcionando intercâmbio cultural entre público universitário e atuação nas suas respectivas comunidades.
O Abril Poético ocorre anualmente envolvendo o circuito das cidades. Este ano o projeto contemplou oito cidades. O Abril Poético Universitário pretende ser um projeto agregado ao Abril Poético com esta especificidade: ou seja, a comunidade acadêmica. Assim, paralela a programação do circuito das cidades, o circuito universitário terá um calendário próprio, porém no mês de abril, de modo que a maratona de atividades do projeto, tende a ampliar.
Na reunião foram apresentadas sugestões dos participantes, contudo outras reuniões vão ocorrer de modo propor temáticas e traçar as diretrizes do Abril Poético Universitário. O próximo encontro está agendado para o dia 21 de agosto na cidade de São João Del Rei.

 Lucas e Daniele, da UFLA, recebem a medalha do Abril Poético das mãos dos artistas catarinenses Tatiana e Marcoliva


 O grupo participante da reunião em Lafaiete